dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     29/04/2024            
 
 
    
Irrigação e Pulverização  
Nutrirrigação com a cultura do café
O novo conceito é adaptável a todas as condições de tipos de solo e topografia brasileira, diferentes culturas e diferentes necessidades dos produtores.
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Netafim
19/03/2010

O Brasil é o maior produtor mundial de café, em 1997, a exportação de café correspondeu a aproximadamente 6% do total das exportações brasileiras (Anuário, 1998),em 2008 a área cultivada foi de 2.304.143 ha (Agrianual, 2008). O café foi para o Brasil e ainda é para várias de suas regiões produtoras a força propulsora do desenvolvimento sócio-econômico, produzindo e distribuindo riquezas, além de ter grande capacidade geradora de empregos e de ser um importante fator de fixação de mão-de-obra na zona rural. No Brasil, para cada hectare de café plantado, são gerados aproximadamente 2,3 empregos diretos e, pelo menos 4 indiretos. 

A irrigação do cafeeiro surgiu com o avanço desta cultura para as regiões consideradas marginais ao seu cultivo quanto às necessidades hídricas, como, por exemplo, as regiões de cerrado mineiro, entre elas o Triângulo Mineiro e o Oeste Baiano. Nestas regiões a cafeicultura só é viável quando irrigada, e desta maneira, vale ressaltar, têm-se alcançado elevadas produtividades além de um produto final de altíssima qualidade.

Nas lavouras irrigadas o sistema mais usado é o gotejamento, devido a suas características intrínsecas de eficiência e efetividade de água, energia e quimigação. Os primeiros projetos datam de 1997 – regiões do Triângulo Mineiro (Araguari e Monte Carmelo) e Alta Mogiana (Franca) – e deste então grandes avanços foram feitos nas técnicas de manejo de irrigação, consolidação da fertirrigação e melhoria nos equipamentos de automação e monitoramento agronômico.

A água facilmente disponível para o cafeeiro, ou DRA (disponibilidade real de água), corresponde a 50% da DTA, disponibilidade total de água. Considera-se para a determinação da DTA, as umidades na capacidade de campo (CC) e no ponto de murcha permanente (PMP) no perfil correspondente à profundidade efetiva do sistema radicular. Um método de manejo relativamente simples, que tem encontrado bastante aceitação é o tensiômetro, quando referente ao monitoramento das condições de umidade do solo na profundidade desejada (20, 40 e 60cm) através da técnica da tensiometria, monitoramento da tensão de água no solo através de tensiômetros, contribui para uma melhoria no manejo das irrigações, aumento da produtividade cafeeira e permite o uso racional de água, energia e fertilizantes.

A temperatura média mensal de diferentes regiões cafeeiras, que condicionam o maior ou menor crescimento e produtividade. A partir dos 30 meses de campo, considera-se o cafeeiro irrigado como lavoura adulta ou em fase de produção. Nesta fase, tem-se o equilíbrio entre o crescimento vegetativo e a frutificação. A fertirrigação é, portanto, baseada na retirada dos nutrientes para a produção, somada aos nutrientes para vegetação do ano e, obviamente, para o ano seguinte. Desta forma, os níveis são determinados pela carga pendente ou produção esperada e o crescimento, utilizando-se da análise do solo e da análise foliar para os devidos ajustes.

As pulverizações são feitas com o objetivo de complementar a nutrição feita via solo, a partir da aplicação de cobertura e fertirrigação e, normalmente, são efetuadas junto com os tratos fitossanitários.

No ano de 2006 a Netafim Brasil iniciou os trabalhos de Nutrirrigação® com a cultura do café, e foi com esta cultura que aprofundou seus conhecimentos nesta tecnologia e baseado nos excelentes resultados obtidos apresentou ao mercado de café o pacote de Soluções de Irrigação: Netafim Solução Total onde o agricultor irá encontrar um conceito inovador de soluções tecnológicas propiciando aumento na produtividade e qualidade do produto final, ajustadas as necessidade de cada cliente nas mais diversas regiões do país. Como explica o engenheiro agrônomo da Netafim Carlos Sanches, o novo conceito é adaptável a todas as condições de tipos de solo e topografia brasileira, diferentes culturas e diferentes necessidades dos clientes, desde o projeto mais simples ao mais sofisticado, utilizando todo o tipo de qualidade de água e insumos.

As tecnologias encontradas variam desde um sistema básico de fertirrigação para produtores iniciantes no gotejamento, passando pelo sistema de Nutrirrigação® para aqueles que já têm experiência com a irrigação por gotejamento e querem melhoram a eficiência das suas lavouras, até chegar a tecnologia mais sofisticada que seria a Nutrirrigação® por pulsos com os melhores níveis de produtividade e qualidade do produto final.

A Nutrirrigação® é um conceito especial para tecnologias que fornecem soluções nutritivas disponíveis para as plantas de acordo com a sua necessidade fenológica, complementado com fornecimento de água em diferentes níveis de frequência, aumentando a disponibilidade de nutrientes e utilizando equipamentos de controle e monitoramento Netafim.
Os Sistemas de Nutrirrigação® definidos garantem ampla abrangência às necessidades de cafeicultores nas distintas regiões produtoras, aplicando o nível de complexidade e potencial de resultado agronômico adequado ao produtor. O detalhe de cada produto deverá ser consultado com um representante Netafim.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Irrigação e Pulverização - Artigos já Publicados

AgroPlan
Irrigação do eucalipto logo após o plantio
07/04/2011

AgroPlan - UFV
Tecnologia simples para o manejo da irrigação
24/11/2010

Netafim
Floresta irrigada
07/06/2010

Netafim
Manejos e práticas agrícolas em Citrus
17/05/2010

Netafim
Cana-de-açúcar irrigada por gotejamento
14/04/2010

Netafim
Fertirrigação via Gotejamento
09/02/2010

Netafim
Características da Fertirrigação
22/01/2010

Netafim
Características da Irrigação por Gotejamento
12/11/2009

Conteúdos Relacionados à: Irrigação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada